CURSOS TÉCNICOS DO PROFUNCIONÁRIO

Publicado em: 30/05/2019

CURSOS TÉCNICOS DO PROFUNCIONÁRIO
O Instituto Federal Baiano e a Prefeitura de Caldeirão Grande, com o propósito de oferecer formação profissional EM NÍVEL MÉDIO TÉCNICO aos servidores da Educação do Município, em parceria, ofertam 40 vagas para o Curso Técnico em Secretaria Escolar e 40 vagas para o Curso Técnico em Multimeios Didáticos, ambos na modalidade EaD. Os cursos funcionarão 80% a distância e 20% presencial, ou seja, os candidatos estudarão por meio de um portal educacional (Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA) e terão um encontro semanal no campus do If Baiano, mais precisamente no período noturno (em dia a ser definido). Vale ressaltar que o único pré-requisito para fazer a inscrição é ter concluído o ensino médio. As inscrições serão feitas na Secretaria de Educação entre 30/05/19 e 06/06/19 através do preenchimento de planilha com dados pessoais. A segunda etapa será a entrega dos documentos listados no final desse informativo entre os dias 03 e 05 de julho no If Baiano em horário comercial.

O QUE É O PROFUNCIONÁRIO?
É um programa voltado à formação técnica e tecnológica dos profissionais da educação.

QUANTO TEMPO DURA O CURSO?
Os cursos têm duração de um ano e meio, totalizando 1200 horas.

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM SECRETARIA ESCOLAR

Quem pode se inscrever?
Servidores públicos municipais que atuam na educação do Município parceiro e região adjacente e possuem o ensino médio completo.

O que realiza este profissional?
Este profissional realiza atividades de registro e controle escolar. Além disso, organiza registros escolares; controla os arquivos da vida acadêmica dos alunos; elabora o mapeamento de acadêmicos para conclusão de cursos; operacionaliza os processos de matrícula e transferência de alunos.

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS

Quem pode se inscrever?

O que realiza este profissional?
Este profissional associa a infraestrutura tecnológica ao desenvolvimento da ação educativa em cursos presenciais e a distância. Além disso, orienta a comunidade escolar na utilização de equipamentos tecnológicos; difunde práticas de utilização de recursos tecnológicos; seleciona recursos tecnológicos para ampliação e atualização do acervo multimidiático; zela pela conservação dos multimeios didáticos; incentiva diferentes possibilidades de aprendizagem mediada por tecnologias; identifica e busca soluções para problemas na relação com as tecnologias.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

1. Certidão de nascimento ou de casamento.
2. Carteira de identidade (RG), constando data de expedição e foto atualizada.
3. Cadastro de Pessoa Física – CPF.
4. Histórico escolar e/ou certificado/atestado de conclusão do ensino médio, emitido por instituição oficial de ensino, ou certificação de conclusão do ensino médio com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
5. Comprovante de residência do ano corrente.
6. Certificado de reservista ou de dispensa de incorporação militar (só para os candidatos do sexo masculino com idade a partir de 18 anos).
7. Título de eleitor e comprovante de quitação da última eleição com a Justiça Eleitoral (documento obrigatório para os maiores de 18 anos), disponível em
8. Cartão do SUS (caso o candidato o possua).