Nota a Carta Aberta do comércio de Caldeirão Grande

Publicado em: 04/06/2020

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CALDEIRÃO GRANDE, ESTADO DA BAHIA, por meio de sua assessoria de imprensa vem, com o respeito devido, apresentar manifestação à carta aberta confeccionada pelos comerciantes locais e dirigida ao chefe do Poder Executivo, Sr. Cândido Pereira da Guirra Filho – Prefeito Municipal.

Inicialmente, informamos que comungamos e somos solidários com as preocupações apresentadas pelos comerciantes em relação aos efeitos da restrição de funcionamento imposta ao comércio local, mas não só ao comercio, como também ao funcionamento dos templos religiosos, centros de lazer/recreação dentre outros. Nesse ponto, acredito que todos nós sintamos falta de ir à igreja/templo, de poder ver a família reunida, de poder dar aquele abraço caloroso em todos aqueles que amamos - que é típico do povo brasileiro -, mas sei que o distanciamento é necessário para proteção de todos.

Essa é uma responsabilidade de todos, mas, acima de tudo, do poder Público constituído e de seus governantes, que devem sempre zelar pela segurança e bem-estar de seu povo, mesmo a duras penas.

Nesse interim, vimos reiterar o grande esforço que temos empreendido para poder conter o desenvolvimento da pandemia de Covid-19 em nosso município, tentando equalizar as ações e os efeitos provocados por elas, no intuito de minimizar ao máximo os efeitos das restrições no comércio e na economia local, sem no entanto, se apartar da cautela que a situação exige. Isso pode ser claramente notado diante da quantidade de Decretos municipais publicados que, muitas das vezes iam na contramão do que inúmeros municípios de nossa região vinham fazendo, e mantivemos o comércio aberto (de forma contingenciada, mas aberto).

Em meio aos desafios e hipóteses que ainda cercam a pandemia de covid-19, está claro que o isolamento social é a ação mais eficaz para evitar a rápida disseminação da doença e o consequente colapso do sistema público de saúde, e nesse aspecto, pedimos encarecidamente o apoio e a compreensão de todos.

Estamos mobilizados e participativos no ambiente de condução técnica do enfrentamento desta situação, em especial no Comitê de Enfrentamento, com recomendações embasadas nas evidencias científicas mundiais e na experiência de outros países também atingidos. As estratégias de isolamento social são fundamentais para conter o crescimento do número de pessoas afetadas e visam à organização dos serviços de saúde para lidar com esta situação, que, apesar de grave, pode ser bem enfrentada por um sistema de saúde organizado e bem dimensionado.

Nos preocupamos e muito com os efeitos desse isolamento na economia local, bem como nos efeitos indiretamente causados nas vidas das famílias caldeirão grandensses, porém, até o momento, se faz necessário o isolamento social, e não há evidencia do contrário.

Asseveramos que as medidas de maior ou menor restrição ao convívio social vão depender da evolução da epidemia e, nas próximas semanas, esperamos confiantes podermos ter diferentes medidas para regiões que apresentem momentos distintos de disseminação do vírus.

Destacamos que o Município de Caldeirão Grande conta com uma Gestão integrada, composta por profissionais competentes e compromissados, que estão dispostos e preocupados com as respostas necessárias do sistema municipal de saúde, com a segurança de nossos trabalhadores e de nossa população. Estamos trabalhando incessantemente em conjunto com os estados e Ministério da Saúde para mitigar um impacto iminente e acima de nossa capacidade de resposta.